Sugestões para Catequese

Sugestões para Catequese
Paróquia São João Batista (Macaé/RJ)

terça-feira, 31 de maio de 2011

Campanhas para a Festa de Santo Antônio (Macaé/RJ)

Iniciamos em nossa paróquia...
  1. Campanha de arrecadação de latinhas "cheias" (com refrigerantes): coca-cola e guaraná.
A Perseverança que se reune aos Sábados formou duas equipes (Cristo Redentor e Santo Antônio) que disputam pontuações. Coca-Cola vale 03 pontos e Guaraná 02 pontos.

     2.   Campanha de arrecadação de BRINQUEDOS para a BARRACA DE PESCARIA.
Haverá pontuações para as equipes que arrecadarem brinquedos.

     3.    Rifa da MOTO: As rifas estarão sendo vendidas até o dia do sorteio.

FESTA DE SANTO ANTÔNIO nos dias 11,12  e 13 de junho de 2011.




domingo, 29 de maio de 2011

Perseverança: Oficina de garrafa PET

Em nosso encontro planejamos (os pré-adolescentes e eu) uma oficina com garrafa PET, nossa ideia foi preparar enfeites para a barraca da Pescaria para o dia da Festa de Santo Antônio.
Os jovens são ativos e gostam de participar de atividades dinâmicas seja dentro ou fora da sala!
Eles são simplesmente MARAVILHOSOS!
Tivemos também a entrega de latinhas, pois, a nossa rifa está caminhando, Aline (catequizanda) teve a ideia de preparar uma rifa diferente, o valor do cupom é referente a uma latinha de refrigerante, e com isso estaremos colaborando com a Festa de Santo Antônio.










As garrafas aos poucos estão se transformando...



 No próximo encontro colocaremos os detalhes e daremos formas as garrafas!
Até breve!

Coroação de Nossa Senhora na Paróquia Santo Antônio

Hoje foi um dia muito abençoado!
Coroação de Nossa Senhora!
Grande responsabilidade com a Catequese!




































Parabéns a Catequese!


O Mês Mariano


     O mês de maio é dedicado às mães. Mas, para a Igreja Católica, a data também é de devoção à Maria, mãe de Jesus Cristo, e considerada, por aquela religião, mãe de todos aqueles que acreditam em sua santidade. A dedicação do mês de maio à Maria nada tem a ver com o fato de que no período se comemora o Dia das Mães.

     O que alguns seguimentos da Igreja alegam, é que o mês é dedicado à Maria, porque em 13 de maio de 1917, em Fátima, uma pequena cidade de Portugal, três crianças começaram a ter visões da mãe de Jesus, que a partir daí passou a ser chamada, também, de Nossa Senhora de Fátima.

     Segundo a religião Católica, Maria sempre fora uma boa filha e uma mulher que seguia os preceitos de sua religião, o judaísmo. Quando estava noiva do carpinteiro José, Maria foi escolhida por Deus para conceber seu filho, Jesus Cristo, que viria ao mundo para salvar a humanidade do pecado. De acordo com a Bíblia, Maria ficou grávida por ação do Espírito Santo, antes de se casar, e assim correu o risco de ser apedrejada como era lei naquela época. Além disso, suportou a pobreza, a perseguição a seu filho, e por fim teve de ver Jesus ser condenado e crucificado.

     Maria, nossa Mãe, é a fonte da nossa alegria. Ninguém aprendeu tão bem como Maria a humildade. Ela era a serva. "Ser serva", significa ser utilizada com alegria para o bem das pessoas. A alegria era à força da Virgem Santíssima.

     Só a alegria lhe podia dar a força para se dirigir apressadamente para as colinas da Judéia para fazer um trabalho de serva. Nossa Senhora caminhou pressurosa em direção à montanha e ali permaneceu três meses para fazer o trabalho de criada da sua prima.
Assim também tem de ser conosco. Nós devemos possuir antes de dar. Quem tem a missão de distribuir, deve primeiro crescer no conhecimento de Deus e encher-se desse conhecimento e dessa alegria.

     Como Maria, também nós fazemos tantas coisas todos os dias: coisas pequenas, mas como Ela, com grande amor. Também Jesus quis ficar numa coisa pequena: o pão. Comendo-O a Ele nós estamos vivos. Se O reconhecemos quando se faz pão, O descobriremos também quando está nu, quando expulso e humilhado, quando Ele é alguém em necessidade (como Maria à sua prima Isabel). Ele está faminto não só de pão, mas de amor; está humilhado não só em Si mesmo, mas nos irmãos.

     Maria O amou sempre: em Belém e na cruz, no céu e nos sótãos, na igreja e nos hospitais, na família e nas oficinas... Ela ajuda-nos a fazer o mesmo, difundindo a alegria e a esperança, dando amor e ternura, com atos mais do que com palavras, com o coração aberto a todos.

     Penso que Deus escolheu Maria, uma mulher, para manifestar melhor o Seu amor pelos homens; e Ela compreendeu isso muito bem, pois começou'logo a dar o que tinha acabado de receber. Por outras palavras, distribuiu a Eucaristia. De fato, logo depois da Anunciação do Anjo, Deus fez-se homem n'Ela. E Ela, o que fez? Corre depressa a levá-Lo a Isabel e a João ainda escondido no seio de sua mãe. João reconhece Jesus e pula de alegria.

     Este é o nosso dom de mulheres: levar a alegria, a vida. E. depressa! Por isso, Maria, nas bodas de Caná disse a Jesus: "Não têm vinho!" Obtém para todos que se mude a água (suor e lágrimas) na alegria dos brindes, com o vinho melhor que há!

     Maria é a mulher corajosa que está intimamente unida ao Filho até ao fim: está ao Seu lado na Paixão e especialmente no Calvário. Assim é a verdadeira mulher. (Da entrevista da revista vocacional "O Caminho" com a Madre Teresa de Calcutá).

     Por todos esses motivos, e independentemente de religião, Maria é tida como exemplo de mãe que sofreu muitas agruras na vida, mas que, por sua fé e dedicação a Deus, soube enfrentar tudo com muita humildade e coragem.


     Mas a luta de Maria ainda perdura até os dias de hoje. Existem, no mundo, milhões de “Marias” que, a despeito de toda a evolução política, econômica, social e tecnológica, ainda não conseguiram um local digno para morar, assistência médica eficiente, emprego e salários compatíveis com suas necessidades, respeito profissional e igualdade de direitos e deveres em relação aos homens. A mulher segue sendo marginalizada, discriminada e explorada. Muitas ainda comercializam seus corpos e até mesmo seus filhos para conseguirem um mísero pedaço de pão.


Fonte: http://www.portalcatolico.org.br/

sábado, 28 de maio de 2011

Reunião de Catequistas da Paróquia Santo Antônio (Macaé/RJ)

Estamos nos preparando para a festa de nossa paróquia: Santo Antônio!
A Catequese ficará responsável pela barraca da Pescaria e cama elástica.
Já estamos contabilizando as doações de brinquedos e precisamos de muitas DOAÇÕES de BRINQUEDOS!
Festa da Paróquia Santo Antônio: 11, 12 e 13 de Junho de 2011.
Em nossa reunião conversamos também sobre a participação da Perseverança (Sábado) na festa vendendo algodão doce e Correio do Coração. É uma forma de incentivar os pré-adolescentes a partciparem da festa e viver em comunidade.
A reunião foi satisfatória, com muita alegria e temos a certea de que teremos muito trabalho!