Sugestões para Catequese

Sugestões para Catequese
Paróquia São João Batista (Macaé/RJ)

domingo, 15 de maio de 2011

Bom pastor na Perseverança

Iniciamos com uma oração...
Em seguida fizemos dois jogos:
Fizemos algumas modificações com relação ao número de jogadores, substituição da bola oval por uma bola feita de jornal e sacolas plásticas, como algumas regras para não haver machucados.


  • Queimada:
Local

São jogadas em quadras , nas ruas etc . Mais na maiorias das vezes em quadras grandes sempre é necessário ter habilidade,força fisica e ótima mira.

Formação

Á vontade, em campo marcado.

N.º de jogadores

O jogo pode conter vinte ou mais jogadores de cada lado.

Regras


Preparação
Cada equipe coloca-se num campo, sendo que apenas um jogador de cada lado deverá se colocar atrás da linha de fundo do campo adversário sendo denominado de "cruzar", que não pode "matar" enquanto esta nesta função.
Para decidir sobre a posse da bola e do campo, no início do jogo, esses dois jogadores virão colocar-se ao centro, entre os dois campos. Ocorre uma disputa de bola (um puxa de um lado e o outro do outro lado). Feito isso, voltam os jogadores aos seus lugares, entregando-se a bola para o cruzar do time que a obteve, para começar a partida, que é iniciada ao apito do instrutor.
 
Objetivo
O objetivo visado é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo. Será vencedor, o grupo que, no fim de um tempo previamente determinado, fizer maior número de prisioneiros, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores adversários.
 
Desenvolvimento
Ao ser dado o sinal de início, um jogador do partido a quem coube a bola, tente entregar a bola ao seu time que tem o objetivo de atira-la ao campo contrário com o propósito de atingir ("queimar") algum adversário com a bola.
Se o conseguir sem que a bola seja agarrada antes de tocar no chão pelo jogador tocado ou por um companheiro do time dele, o jogador atingido é considerado prisioneiro e deve sair do seu campo, colocando-se no "cemitério", espaço posterior à linha de fundo.
Feito o primeiro prisioneiro, o reserva volta ao seu campo para que tenha oportunidade de jogar também nesta posição. Atenção: quando o prisioneiro fica pela primeira vez com a bola, não pode "queimar" nenhum componente do time adversário.
A bola que, depois de haver tocado em um jogador, rola ou salta pelo terreno, pode ser recolhida por qualquer jogador, para ser arremessada novamente contra o grupo adversário. A bola pode, também ser recolhida por um adversário prisioneiro, a quem, neste caso, se permite apanhá-la e atirá-la a um companheiro seu ou queimar o adversário.
O mais recomendável é agarrar a bola quando arremessada, o jogador só é carimbado se a bola bater nele e cair no chão, do contrário, se o jogador for carimbado, a bola continuar no ar, e ele a agarrar, não será carimbado.
Neste jogo, como se vê, a rapidez de ação e a cooperação entre os jogadores, tem enorme importância.



Após os jogos refletimos sobre algumas atitudes ocorridas durante o jogo e relacionamos com a Palavra (mensagem) do dia.
Nosso encontro foi sobre a mensagem: As ovelhas confiam no pastor!

Leitura da Palavra: Jo 10,1-10.
" Eu sou o Bom Pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem!"
Jesus chama e reúne a comunidade.
Ele é o nosso Bom Pastor, é a porta que conduz por caminhos que levam à casa do Pai. A casa do Pai é uma comunidade onde há AMOR, RESPEITO E UNIÃO. Nem sempre é assim na sociedade.
Cuidado a quem  você escuta!

Antes de encerrarmos com as nossas orações, conversamos sobre a CAMPANHA DA LATINHA "CHEIA", fizemos a contagem de mais latinhas que chegaram...

Pontuação:

Equipes:
Santo Antônio: 12 latinhas de guaraná (36 pontos)
Cristo Redentor: 13 latinhas de guaraná (39 pontos) e 6 latinhas de Coca (12 pontos) = 51 pontos

As equipes estão animadas, no próximo encontro iremos dividir a rifa (POTE DE GULOSEIMAS) onde o objetivo é trocar os cupons por latinhas cheias de refrigerante e assim contribuir com a Festa de Santo Antônio.

Nenhum comentário: