Sugestões para Catequese

Sugestões para Catequese
Paróquia São João Batista (Macaé/RJ)

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Iniciação a vida cristã para os Catequistas



Com calma temos que estudar este documento, todas as pastorais deverão ou deveriam ter acesso a este documento e refletir sobre o seu conteúdo, buscando metodologia e criando projetos catequéticos.


O uso da Palavra de Deus, a presença da dimensão bíblica, das celebrações da liturgia, proporciona uma catequese mais orante e experiencial.


Este novo modelo de catequese tem por objetivo transformar a pessoa com o propósito de introduzir a pastoral da conversão na sua vida, é um desafio e de forma gradaiva e com segurança caminharemos para este novo caminho.
 
Caberá aos CATEQUISTAS se preparar para poder orientar os seus catequizandos.
 
" Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo, e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos. No seu amor nos predestinou para sermos dotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo sua livre vontade, para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado. Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça, que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência." Ef. 1, 3-8.


"A maior preocupação da formação inicial é preparar basicamente o catequista com o conhecimento da pessoa humana, do contexto sócio cultural, da pedagogia da fé e da mensagem cristã. Esta formação inicial é necessária em todas as paróquias, pois é grande a rotatividade de catequistas. É preciso ter sempre disponível um atendimento inicial aos novos catequistas que vão chegando". DNC - CNBB, n. 291

"Ninguém nasce pronto. Cada ser humano vai adquirindo experiências no processo de crescimento. É o princípio aprender-fazendo. A formação catequética é um longo caminho a ser percorrido, através de conhecimentos, de práticas iluminadas pela reflexão bíblico-teológica e metodológica. Requer sintonia com o tempo atual e com a situação da comunidade. Assim, fiéis a Deus, à Igreja e à pessoa humana, os catequistas evangelizam a partir da vida, anunciando o ministério de Jesus".


Diretório Nacional de Catequese, CNBB, n.256.




A missão de catequizar




Diretório Nacional de Catequese (2006)
Natureza da catequese nn. 39-44.
CNBB. Brasília: Edições CNBB.

Todo cristão pelo batismo é um discípulo de Jesus Cristo; Pelo mesmo batismo ele é inserido em sua igreja como membro ativo; Uma vez membro de sua igreja, a principal missão do cristão é catequizar. Através da Evangelização a Igreja transmite a fé que ela mesma vive, e o catequista ao catequizar torna-se um porta-voz da comunidade e da igreja. No seu trabalho catequético o catequista tem que ser consciente de que não transmite sua doutrina pessoal (cf. CR 145), e sim o tesouro da fé guardado pela igreja. O catequista é também um educador da fé, que ao transmitir os ensinamentos da igreja, ajuda o catecúmeno a viver estes ensinamentos, arraigando no seu coração o amor por Jesus Cristo, a vontade de seguir o mestre (cf. Jo 1, 37.) tornar-se testemunhas de Cristo. A Igreja assim, ao transmitir a fé através de seus membros, gera filhos pela ação do Espírito Santo e os educa maternalmente (cf. DGC 78-79). A catequese faz parte do ministério da Palavra e do profetismo eclesial. O catequista é um ministro da palavra e um autêntico profeta, pois pronuncia a Palavra de Deus, na força do Espírito Santo. O catequista tem que ser fiel à pedagogia divina para através da catequese iluminar e revelar o sentido da vida dos catecúmenos.

Por estes motivos a catequese é uma ação eclesial e possui características fundamentais que tem que ser levada em consideração pelos catequistas.

Características fundamentais da catequese

a) favorecer um aprendizado dinâmico da vida cristã e uma iniciação integral que favoreça o seguimento de Jesus Cristo;


b) fornecer uma formação de base essencial, centrada naquilo que constitui o essência da experiência cristã (a fé, a celebração e a vivência da Páscoa de Jesus), lançando os fundamentos do edifício espiritual do cristão (cf. 1Cor 3,10-18; Is 28,16; 1Pd 2,4; 2Cor 6,16);

c) possibilitar a incorporação na comunidade cristã: nela, a catequese vai além do ensino, põe em prática a dinâmica do encontro com Jesus Cristo vivo e da experiência do Evangelho, celebra e alimenta a fé nas celebrações e na liturgia;

d) proporcionar formação orgânica e sistemática da fé;

e) desenvolver o compromisso missionário, inerente à ação do Espírito Santo, para o estabelecimento do Reino de Deus no coração das pessoas, em suas relações interpessoais e na organização da sociedade;

f) fomentar o diálogo com outras experiências eclesiais (ecumenismo), religiosas (diálogo inter-religioso) e com o mundo, testemunhando a convivência fraterna com o diferente;

g) despertar o compromisso com a ação sócio-transformadora à luz da Palavra de Deus e dos ensinamentos da Igreja.

A catequese é uma educação orgânica e sistemática da fé, concentrada naquilo que é comum para o cristão, a páscoa de Jesus. Como discípulos, celebramos e testemunhamos o compromisso com Jesus. Como catequistas educamos para a vida e vida em comunidade. Sabemos que é um processo lento e por isso tem que ser gradual e progressivo, respeitando os ritmos de crescimento de cada um. Desta maneira a catequese exerce as tarefas de iniciação, educação e instrução (cf. DGC 68).

A catequese precisa assumir as angústias e esperanças dos seus catecúmenos, para oferecer-lhes as possibilidades da libertação plena trazida por Jesus Cristo. Os anseios humanos são parte indispensável do conteúdo da catequese. Elas devem ser levadas a serio, dentro de sua realidade, a partir das experiências vivenciais do povo de Israel, à luz de Cristo e na comunidade eclesial, na qual o Espírito de Cristo ressuscitado vive e opera continuamente (cf. Medellín, Cat. 6; CR 70, 116). A dimensão antropológica da catequese se faz necessário para um bom relacionamento humano.









Finalidade da catequese




A catequese tem por finalidade aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho levando o catecúmeno a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo; conduzir à entrega total do coração a Deus, à comunhão com a Igreja, corpo de Cristo (cf. DGC 80-81; Catecismo 426-429), e à participação em sua missão.(DNC 43)


A dimensão eclesial é essencial à fé cristã (cf. LG 9): cada batizado professa individualmente a fé, explicitada no Credo apostólico chamado “Símbolo”, pois manifesta a identidade de nosso compromisso cristão. Mas cada um recebe, professa, alimenta e vive essa fé na Igreja e através dela. “O Creio e o Cremos se implicam mutuamente. Ao fundir a sua confissão com a confissão da Igreja, o cristão é incorporado à sua missão: ser sacramento de Salvação para a vida do mundo. Quem proclama a profissão de fé assume compromissos que, não poucas vezes, atrairão a perseguição. Na história cristã, os mártires são os anunciadores e as testemunhas por excelência” (DGC 83).

Nenhum comentário: