Sugestões para Catequese

Sugestões para Catequese
Paróquia São João Batista (Macaé/RJ)

domingo, 4 de setembro de 2011

Juri Simulado sobre Bullying

Ministro aulas na Escola Teológica Redemptoris Matter (Macaé/RJ), e fiz uma proposta aos alunos, ele teriam que montar uma oficina fictícia com um determinado tema.
Depois que iniciaram o trabalho comuniquei que eu aplicaria numa escola do maternal ao 5º ano e na Catequese com a Perseverança a oficina.
A primeira etapa já fiz!
Peguei o trabalho dos alunos da escola teológica e ontem fiz com a Perseverança!

Oficina: Qual é meu irmão? Fala sério!




Tema: Bullying

Objetivos:
Trabalhar com os alunos de forma a conceituar o problema;
Trabalhar fatos reais acontecidos para identificar causas e efeitos do Bullying
Mobilizar os alunos a identificar e combater o preconceito, a violência e a covardia.

Duração: Semestral

Local (no caso): Paróquia Santo Antônio (Macaé/RJ)

Metodologia:
Elaborar campanha de combate ao Bullying através de

  • músicas,




  • dramatizações,




  • debates,




  • material de divulgação,




  • juri simulado,




  • concurso de redação e poesias,




  • mímica,




  • fantoche e marionete.




  • Sugestões de temas:
    Respeito, responsabilidade, liberdade, solidariedade, amizade, paz, justiça, união, honestidade e felicidade

    Propaganda e marketing:
    • Elabração de cartaz da Oficina, criação de Blogs, FACE;
    • Lançamento da Campanha com convidados;
    • Avaliação mensal da Campanha.
    Como foi o primeiro encontro tive que fazer algumas adptações, como por exemplo, provocar o diálogo sobre o tema..... E então surgiu uma história fictícia sobre Pedro, um menino que sofria algumas humilhações na escola por parte de alguns alunos que eram liderados por Joaquim e João. O caso tomou uma proporção que parou em um Juri simulado.

    Júri simulado

    Objetivo:
    Debater o tema, levando os participantes a tomar um posicionamento; exercitar a expressão e o raciocínio; amadurecer o senso crítico.

    Participantes:

    Juiz: dirige e coordena as intervenções e o andamento do júri.

    Jurados: ouvirão todo o processo e no final das exposições, declaram o vencedor, estabelecendo a pena ou indenização a se cumprir.

    Advogados de defesa: defendem o “réu” (ou assunto) e respondem às acusações feitas pelos promotores.

    Promotores (advogados de acusação): devem acusar o “réu” (ou assunto), a fim de condená-lo.

    Testemunhas: falam a favor ou contra o acusado, pondo em evidência as contradições e argumentando junto com os promotores ou advogados de defesa.


    Descrição da dinâmica:

    1. Divide-se os participantes, ficando em números iguais os dois grupos - todos os participantes (exceto o juiz e os jurados) podem ser testemunhas.

    2. Os promotores devem acusar o Neoliberalismo, a partir da realidade concreta da comunidade/bairro - município. Definir o Neoliberalismo como causa do desemprego, da fome, da violência e da miséria em que vive a maioria da população.

    3. Os advogados defendem o Neoliberalismo. Defini-lo como sistema que respeita a liberdade individual, que promove a livre iniciativa e que desperta a criatividade e o espírito de competição em favor do bem de todos.

    4. As testemunhas devem colaborar nas discussões, havendo um revezamento entre a acusação e a defesa, sendo que os advogados podem interrogar a testemunha “adversária”.

    5. Terminado o tempo das discussões e argumentações dos dois lados, os jurados devem decidir sobre a sentença. Cada jurado deve argumentar, justificando sua decisão.

    6. Avaliação e comentários de todos sobre o assunto discutido.
    *Obs.: é importante fixar bem o tema, bem como os fatos que serão matéria do julgamento. Para isso poderá haver uma combinação anterior com todas as partes, preparando com antecedência, os argumentos a serem apresentados.




    Os jovens seguiram as regras da dinâmica.
    A questão ficou "complicada" quando uma das testemunhas se confundiu e acabou prejudicando o Pedro levando-o a condenação! O Juiz foi muito obsevador nas perguntas e respostas feitas.
    O advogado de acusação comemorou, porque João e Joaquim não eram culpados.....
    Enquanto tudo acontecia percebi algumas situações....
    1. Uma pessoa do Corpo de juradas, falou que se venderia;
    2. Houve tentativas de suborno com o Juiz;
    3. Mentiras na hora de testemunhar....
    No final fomos pontuando cada situação e o que causaria uma condenação injusta!

    Pontos positivos da oficina:
    • Todos queriam saber detalhes da história ficticia;
    • Cada parte pocurou fazer o seu papel;
    • Relataram situações verídicas que acontecem nas escolas;
    • Opinaram sobre o tema.
    Ponto negativo da oficina:
    • Falta de tempo;
    Para completar esta oficina uma palestra acontecerá a todos que desejarem saber mais sobre este assunto, os alunos da Escola Teológica, na pessoa da aluna Vera entrou em contato com um palestrante (Marcelo (SEMED - Secretaria de Educação de Macaé).



    Enquanto estávamos nesta dinâmica tivemos a presença de nosso Padre Gleison...
    Agora, já é outra história!




    Fiquem com Deus!

    3 comentários:

    Jonathan Cruz disse...

    GI obrigado por tirar minha preocupação e que bom meu blog tá normal no seu. as vezes tem "amigos" que manda tanta coisa que fico louco aqui achando que meu blog está dando algum problema. abraço

    hellen disse...

    Olá adorei esse assunto sobre o bullying,que vc resolveu trabalhar,tbm trabalho com esse assunto,até tenho um blog,e na faculdade o meu tema de tcc foi sobre ele.Cada dia mais lindo e focalizado seu blog parabens e uma abençoada semana! bjs bjs

    Paróquia São José disse...

    Gi, que projeto lindo! Amei vou mostrar essa postagem no colégio em q trabalho.
    A falta de tempo para trabalharmos os temas é sempre um problema, né?

    Parabéns e que Deus te abençoe sempre!

    Paz de Cristo!