quarta-feira, 21 de setembro de 2011
I retiro para Perseverantes (Macaé/RJ)
O I retiro para Perseverantes acontecerá nos dias 15 e 16/10/2011 na Casa de Formação (Macaé/RJ) com a participação das Perseveranças/Pré-Jovem das Paróquia Santo Antônio e São João Batista (Macaé/RJ).
Será um "laboratório" para que outros retiros aconteçam e com mais paróquias.
Depois que fazem a 1ª Eucarístia os catequizandos vivenciam um momento intermediário entre ser criança e jovem e até mesmo adultos, muitos acabam desistindo de perseverar e se afastam da igreja e só retornam para a Crisma, muitos nem voltam....
E foi pensando nisso que surgiu o I retiro para Perseverantes.
Para acompanhar estes adolescentes é preciso que as famílias, catequistas e padres se unam para orientá-los na caminhada com Jesus.
Nasceu o "Grupo Perseverai", pais, responsáveis, catequistas e amigos dos perseverantes (Paróquia São João Batista e Paróquia Santo Antônio) que se unem para apoiá-los nos momentos necessários.
A palavra "adolescência" vem do termo em latim "adolescere", que significa amadurecer. A noção de adolescência construída pelo UNICEF, que também é adotada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, para efeito de políticas públicas, delimita a idade dos 12 aos 18 anos incompletos.
Segundo o livro "Psicopedagogia catequética" de Eduardo Calandro e Jordélio Siles Ledo para a nossa ação evanglizadora, precisamos levar em conta:
a) O pré-adolescente está numa idade de tansição entre a criança e o adolescente, e vemos que tal fase é frequentemente esquecida na catequese. O catequista necessita, portanto, procurar compreender o que leva os pré-adolescentes a terem atitudes de indisciplina, crítica, instabilidade e agitação.
b) A adolescência é um processo dinâmico que medeia a infância e fase adulta: inicia-se com o desenvolvimento biopsicossocial e termina com a aquisição da identidade, da autonomia, bem como da elaboração de projetos de vida e de integração na sociedade. O catequista precisa estar atento nesta fase!
c) A juventude deve ser entendida como uma fase da vida em que a pessoa é portadora de força renovadora que a motiva a construir novidades e enfrentar desafios, é o momento de descobertas mais profundas, de valores culturais e espirituais, é um tempo para que a pessoa, a partir do mergulhar na crise que viveu durante a adolescência, emerja para a vivência de valores permanentes e estáveis.
O pré - adolescente deixa de ser crianças, para ser "algo novo".....
As brincadeiras infantis são abandonadas e entram em cena os jogos de racioc´[inio, típicos dos adultos,
Ainda é a fase do " Clube do Bolinha", aquele onde menina não entra; e o Clube da Luluzinha, onde menino não entra.
'Eta" fase complicada......
Os interesses, energias e atenções estão voltados para o mundo das coisas e das pessoas, bem como a fase das experiências e atividades. Tanto os meninos quanto as meninas têm uma vontade de se sentirem importantes e uma grande facilidade de memorização.
Estudos da Psicologia moderna recente vêm preferindo apontar a pré-adolescência e a adolescência não como um período de crise, mas como um período evolutivo de transição entre a infância e a fase adulta.
Fonte:
Livro: Psicopedagogia Catequética (Reflexõs e vivências par a Catequese conforme as idades)
Autores: Eduardo Calandro e Jordélio Siles Ledo
Ed. Paulus
Ano: 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
GI, VOCÊ SENTIU MINHA FALTA ONTEM QUARTA-FEIRA? NA VERDADE EU FIZ UMAS 3 POSTAGENS, SÓ NÃO TIVE MUITO TEMPO DE VISITAR MEUS AMIGUINHOS BLOGUEIROS, PORQUE MEU DIA ONTEM FOI CORRIDO, RSRSRSRS COMO SEMPRE, MEIO DE SEMANA É SEMPRE CORRIDO. VEJO SUAS POSTAGENS E NELAS TRANSMITEM TODA ANIMAÇÃO DE SUA COMUNIDADE, AQUI A MINHA COMUNIDADE ESTÁ PRECISANDO DISSO, VAMOS REZAR, A UNICA COISA QUE PODEMOS FAZER NÉ?
ABRAÇO GIGIGIGAAAANTEEEE PRA VOCÊ.
Amiga eu queria morar em Macaé para vc dar um jeito no adolescente que eu tenho, ô idade difícil viu?
excelente postagem, como sempre!
que Deus continue te iluminando sempre.
um grande beijo e um dia felizzzz
Postar um comentário