Sugestões para Catequese

Sugestões para Catequese
Paróquia São João Batista (Macaé/RJ)

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tia Corina


Tia Corina



A professora Corina Ruiz, conhecida de Norte a Sul do Brasil como Tia Corina, além de contar histórias promovia a participação ativa das crianças mediante os gestos, nas Missas das Crianças.



O primeiro chamado para a contação de histórias aconteceu quando esteve em Juazeiro, Bahia, em Março de 1968, quando dava um curso "A arte de contar histórias" e "Folclore", o Bispo D. Tomaz, entusiasmado com os resultados do curso, convidou Tia Corina e sua equipe para contarem suas histórias na "Missa das Crianças, na catedral, com o objetivo de explicar o Evangelho.




Tia Corina, acreditem, não teve coragem e negou o pedido...
Então, no Rio o seminarista Maxlin Rodrigues ligou para Tia Corina e a pedido dele e de D. Maria Junqueira Schimidt aceitaram o convite de contar histórias nas Missas das Crianças dinamizando o entendimento sobre o Evangelho, desta vez, não teve como negar o CHAMADO.




Como Max não tinha sido ordenado, as crianças saiam da missa e se dirigiam para um salão para ouvir as histórias, com o passar do tempo veio a ordenação do Max, e então o Padre Max (Tio Max) achou por bem, celebrar a missa onde as crianças ouviam as histórias.




Na Missa das Crianças a introdução das histórias , dramatizações e o canto podem explicar o evangelho e com isso, as crianças, e até mesmo alguns adultos fixam sua mensagem.



Nenhum comentário: