Sugestões para Catequese

Sugestões para Catequese
Paróquia São João Batista (Macaé/RJ)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Perseverança na Catequese


" No Novo Testamento, o termo Catequese significa dar uma instrução a respeito da fé. Em sua origem, o termo se liga a um verbo que significa fazer ecoar (Kat-ekhéo). A Catequese, de fato, tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus fomentando assim o reino de Deus.

O desafio da Igreja é a evangelização do mundo de hoje, mesmo em territórios onde a Igreja já se encontra implantada há mais tempo. Nossa realidade pede uma nova evangelização. A catequese coloca-se dentro desta perspectiva evangelizadora, mostrando uma grande paixão pelo anúncio do Evangelho.

Sendo o anúncio de Jesus Cristo um momento da evangelização (querigma), a catequese  é um modo, dando-lhe continuidade. Sua finalidade é aprofundar e amadurecer a fé, educando o convertido para que se incorpore à comunidade cristã. A catequese sempre supõe a evangelização. Por sua vez à catequese segue-se o terceiro momento: a ação pastoral para os fiéis já iniciados à fé, no seio da comunidade cristã através da formação continuada. Catequese e ação pastoral se impregnam do ardor missionário, visando à adesão mais plena a Jesus Cristo. "

Fonte: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/o-que-e-catequese-705721.html

A Catequese acontece acontece o tempo todo!

Com base em vários artigos lidos sobre Catequese que planejo meus encontros catequéticos, com isso consigo estender os encontros pra fora das salas em nossa paróquia. É possível relacionar jogos escoteiros com dinâmicas, palestras temáticas e a própria vivência.
Eu costumo registrar nossas atividades em fotos e assim fazer uma análise para cada encontro e conhecer mais um pouco de cada perseverante, através destes registros verifico o que foi planejado e não foi dado ou foi modiifcado, com o blog os perseverantes, seus responsáveis, diácono, vigário e as catequistas da paróquia acompanham nossos momentos.

Preparativos para Festa de Santo Antônio/2011







Jogos Escoteiros



Show de Padre Juarez de Castro/2011:


Procissão: Corpus Christi/2011



Ação de Graças após a Festa de Santo Antônio/2011:




Oficina de Garrafa PET/2011:


Durante Jogo Escoteiro, uma pausa para ouvir o Diácono Gleison:


Com isso, posso dizer que planejar um encontro catequético é muito mais que reter conhecimentos dentro das salas ou até mesmo dentro de sua paróquia. Vivenciar estes momentos é muito importante!

Nenhum comentário: