Sugestões para Catequese

Sugestões para Catequese
Paróquia São João Batista (Macaé/RJ)

domingo, 2 de outubro de 2011

Jogo da vida na Catequese

Em nosso encontro de ontem, contei com dois auxiliares: Marina e Vinícius!
Foi dia de Jogo da Vida!


O seu slogan é: "uma disputa emocionante em busca do sucesso"

De médico a artista, você deve estar preparado para os vários momentos da vida. Trilhe o seu caminho em busca do sucesso! Desenvolva a sua carreira, ganhe dinheiro, case e tenha filhos. O Jogo da Vida é a simulação da vida real com muita diversão! Se nesta caminhada tiver Jesus, o sucesso é imediato!

No jogo da vida se Jesus é o "técnico", você se sairá bem. Conseguirá superar os obstáculos, com entusiasmo, atenção e determinação, haverá torcida a favor e contra o seu sucesso, mas não se esqueça que o seu esforço não será em vão, principalmente seguindo as Palavras do Senhor e não caindo nas tentações da vida.

No início os jogadores estavam tímidos.....




Aos poucos foram ficando animados e alguns temas foram levantados, como:
  • ter filho para ganhar dinheiro;
  • prevenção sobre a gravidez;
  • ter sucesso sobre o irmão através de sofrimento alheio;
  • e outros assuntos.
Foi mai um encontro diferente.....
Sempre iniciamos com orações, peço que eles façam agradecimentos e pedidos......
Leio uma passagem da Bíblia e refletimos sobre a passagem, li antes do jogo....

"Havia um proprietário que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou ali um lagar, edificou uma torre e arrendou-a a uns lavradores e partiu para outro país. Ao aproximar-se o tempo dos frutos, enviou seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe tocavam. Estes, agarrando os servos, feriram um a um, mataram outro e a outro apedrejaram. Enviou ainda outros servos em número maior; e trataram-nos do mesmo modo. Por último enviou-lhes seu filho, dizendo: Terão respeito ao meu filho. Mas, os lavradores, vendo-o, disseram entre si: este é o herdeiro; vinde, matemo-lo e apoderemos-nos da sua herança: e, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e mataram-no. Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará àqueles lavradores? Responderam-lhe: Fará perecer horrivelmente a estes malvados, e arrendará a vinha a outros, que lhe darão os frutos no tempo próprio."

(Mateus, cap. 21, v. 33-42 - Marcos, XII, 1-9 - Lucas, XX, 9-16)



Um comentário:

Rosane Viana disse...

Gi gostei muito das ideias usadas na sua paróquia e pelo o que você fala funciona muito bem,hoje estou catequistas de crianças da 2ª etapa,mas tenho muita vontade de trabalhar com perseverança,mas não tenho experiencia, de como se dá os encontros,gostaria muito de receber de você algumas dicas de como lidar com esta turminha, e de como é os encontros de perseverança,meu Email é: rosaneviana2@ig.com.br, desde já muito obrigado,beijos fique com Deus.