Sugestões para Catequese

Sugestões para Catequese
Paróquia São João Batista (Macaé/RJ)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Oração na Catequese

  1. Quebrar a rotina: Ore antes, durante ou depois do ENCONTRO! Vamos criar momentos para orar!
  2. O coração é um ótimo instrumento para orar: Treinar o silêncio... Sentir os batimentos de coração... Orar com o coração.
  3. Formas diversas para orar: Canto, Oração dos fiéis, Oração dos Salmos, leitura da Bíblia, gestos e atitudes.
  4. Precisamos rezar: Todos nós devemos rezar, seja catequizandos ou catequisas.
Fonte: Temas práticos para catequistas / Ed. Ave-Maria (Francisco de Vos)

Camisa personalizada para Perseverança

Gosto muito de criar e recriar...
Seja dedoches de feltro ou camisas personalizadas.
Aceito encomendas!
Senti vontade de fazer uma nova camisa para usar na Catequese (Paróquia Santo Antônio), especialmente  na Perseverança!
Que tal ficou?

Perseverança, hoje e sempre!



Visitem o blog: Cate contando histórias (http://catecontando.blogspot.com/)

domingo, 15 de maio de 2011

Formação de Coroinhas na Paróquia Santo Antônio (Macaé)

Aos Sábados há formação de coroinhas com Francinéia e Franciane (Paróquia Nossa Senhora de Fátima):

Horário:
17:00 às 18:00


Bom pastor na Perseverança

Iniciamos com uma oração...
Em seguida fizemos dois jogos:
Fizemos algumas modificações com relação ao número de jogadores, substituição da bola oval por uma bola feita de jornal e sacolas plásticas, como algumas regras para não haver machucados.


  • Queimada:
Local

São jogadas em quadras , nas ruas etc . Mais na maiorias das vezes em quadras grandes sempre é necessário ter habilidade,força fisica e ótima mira.

Formação

Á vontade, em campo marcado.

N.º de jogadores

O jogo pode conter vinte ou mais jogadores de cada lado.

Regras


Preparação
Cada equipe coloca-se num campo, sendo que apenas um jogador de cada lado deverá se colocar atrás da linha de fundo do campo adversário sendo denominado de "cruzar", que não pode "matar" enquanto esta nesta função.
Para decidir sobre a posse da bola e do campo, no início do jogo, esses dois jogadores virão colocar-se ao centro, entre os dois campos. Ocorre uma disputa de bola (um puxa de um lado e o outro do outro lado). Feito isso, voltam os jogadores aos seus lugares, entregando-se a bola para o cruzar do time que a obteve, para começar a partida, que é iniciada ao apito do instrutor.
 
Objetivo
O objetivo visado é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo. Será vencedor, o grupo que, no fim de um tempo previamente determinado, fizer maior número de prisioneiros, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores adversários.
 
Desenvolvimento
Ao ser dado o sinal de início, um jogador do partido a quem coube a bola, tente entregar a bola ao seu time que tem o objetivo de atira-la ao campo contrário com o propósito de atingir ("queimar") algum adversário com a bola.
Se o conseguir sem que a bola seja agarrada antes de tocar no chão pelo jogador tocado ou por um companheiro do time dele, o jogador atingido é considerado prisioneiro e deve sair do seu campo, colocando-se no "cemitério", espaço posterior à linha de fundo.
Feito o primeiro prisioneiro, o reserva volta ao seu campo para que tenha oportunidade de jogar também nesta posição. Atenção: quando o prisioneiro fica pela primeira vez com a bola, não pode "queimar" nenhum componente do time adversário.
A bola que, depois de haver tocado em um jogador, rola ou salta pelo terreno, pode ser recolhida por qualquer jogador, para ser arremessada novamente contra o grupo adversário. A bola pode, também ser recolhida por um adversário prisioneiro, a quem, neste caso, se permite apanhá-la e atirá-la a um companheiro seu ou queimar o adversário.
O mais recomendável é agarrar a bola quando arremessada, o jogador só é carimbado se a bola bater nele e cair no chão, do contrário, se o jogador for carimbado, a bola continuar no ar, e ele a agarrar, não será carimbado.
Neste jogo, como se vê, a rapidez de ação e a cooperação entre os jogadores, tem enorme importância.



Após os jogos refletimos sobre algumas atitudes ocorridas durante o jogo e relacionamos com a Palavra (mensagem) do dia.
Nosso encontro foi sobre a mensagem: As ovelhas confiam no pastor!

Leitura da Palavra: Jo 10,1-10.
" Eu sou o Bom Pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem!"
Jesus chama e reúne a comunidade.
Ele é o nosso Bom Pastor, é a porta que conduz por caminhos que levam à casa do Pai. A casa do Pai é uma comunidade onde há AMOR, RESPEITO E UNIÃO. Nem sempre é assim na sociedade.
Cuidado a quem  você escuta!

Antes de encerrarmos com as nossas orações, conversamos sobre a CAMPANHA DA LATINHA "CHEIA", fizemos a contagem de mais latinhas que chegaram...

Pontuação:

Equipes:
Santo Antônio: 12 latinhas de guaraná (36 pontos)
Cristo Redentor: 13 latinhas de guaraná (39 pontos) e 6 latinhas de Coca (12 pontos) = 51 pontos

As equipes estão animadas, no próximo encontro iremos dividir a rifa (POTE DE GULOSEIMAS) onde o objetivo é trocar os cupons por latinhas cheias de refrigerante e assim contribuir com a Festa de Santo Antônio.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Formação de Catequistas na Paróquia Santo Antônio (Macaé/RJ)



De acordo com o Documento 59 (CNBB), toda a comunidade é catequizadora, anunciando e testemunhando a Palavra de Deus.
A formação dos catequistas é determinada pela visão que se tem de CATEQUESE. É preciso ficar atento  e refletir sobre algumas caraterísticas:
  1. Educação para a vivência da fé ( iniciação à caminhada da fé e não ensinar a doutrina simplesmente);
  2. Vivência da fé em comunidade;
  3. Processo permanente de educação da fé (a educação da fé destina-se a todos independente da idade);
  4. Catequese cristocêntrica (Jesus que no revela o Pai no Espiríto Santo);
  5. Ministério da Palavra (Os catequisatas serão formados como servidores da Palavra. A Bíblia é o texto fundamental da catequese: é o livro da vida e da fé);
  6. Coerência com a pedagogia de Deus (Pedagogia Divina);
  7. Catequese transformadora e libertadora (Ilumina a vida do povo);
  8. Catequese inculturada ( através da força do Evangelho confirma  as realidades humanas asumindo os valores da cultura popular ou de qualquer grupo social assumindo a linguagem, os símbolos e o jeito de ser e viver do povo nas suas diversas expressões culturais);
  9. Interação fé e vida ( É a principal tarefa e arte do caequista e um constante desafio diante das situações concretas;
  10. Catequese integrada nas outras pastorais ( É preciso estar presente em todas as pastorais existentes na  Igreja);
  11. Fonte de Espiritualidade ( Celebrar, rezar e cantar a vida e os acontecimento na presença de Deus).


Pluralidade catequética

a) Catequistas conforme os diversos níveis de ação:
  1. Catequistas de base: Exige formação básica para atuar.
  2. Catequistas coordenadores paroquiais, diocesanos, regionais, provinciai: Trabalham na organização e coordenação da catequese. É preciso ter formação mais aprofundada onde além do amor a catequese é preciso ser  líder, ter disccernimento, atuar com criatividade, ser atencioso, ser amigo...
  3. Catequistas dedicados ao estudo, aprofundamento e reflexão sobre a catequese: Dedicam-se a pesquisa, ensino, formação e atividade de escritores.
  4. Há variedade de catequistas.
b) Catequistas para diferentes grupos de pessoas
  1. Catequistas de adultos;
  2. Catequistas de jovens;
  3. Catequistas de adolescentes  e pré-adolescentes;
  4. Catequistas de crianças;
c) Catequistas para grupos especifícos:

d) Catequistas segundo as situações ou lugares dos destinatários: meio rural, urbano, litorâneo, periferia, portadores de necessidades especiais, indígenas, marginalizados, migrantes, pessoas sem escolaridade...




A pessoa do Catequista
  • Vocação (O catequista é um enviado de Deus)
  • Qualidade do Catequista ( O catequista perfeito não existe, ele adquire aptidões, qualidades humanas, práticas metodológicas e pedagógicas);
No processo de formação dos catequistas procurem-se desenvolver os seguintes aspectos:
  1. A dimensão pessoal (equlíbrio psicológico, boa comunicação, certa liderança, criatividade, iniciativa, capacidade de diálogo e de trabalho em equipe);
  2. A dimensão comunitária e eclesial (participação, engajamnto e espiríto de serviço, solidariedade e amr pelo próximo, disposição para progredir na educação da própria fé);
  3. A dimensão sócio-político-cultural (conhecimento da realidade brasileira, espiríto crítico e de discernimento, participação sócio-política cuidando para não tomar partido politico ou ideologias, respeito às culturas e busca de catequese inculturada;
  4. A dimensão pastoral (engajamento na ação pastoral da Igreja integrando a catequese as demais pastorais.

Necessidade de formação do Catequista

A formação de bons catequistas é necessária e tem urgência!
João Paulo II em sua carta ao episcopado brasileiro (1980) pede o incentivo e preparação aos catequistas (FORMAÇÃO).O objetivo da formação catequética é promover o  aprofundamento do catequista na fé e capacitá-lo a fim de ajudar os cristãos no crescimento da maturidade da fé.
Ninguém nasce catequista, os que são chamados após a prática aliada a teoria tornam-se bons catequistas.
Uma as exigências da formação de catequistas é proporcionar condições para maior maturidade comunitária, capacitando-os a realizarem uma ação catequética em equipe.

sábado, 7 de maio de 2011

Campanha da latinha cheia na Paróquia Santo Antônio (Macaé)

A Perseverança iniciou  a "Campanha da latinha cheia" para a Festa de Sant Antônio/2011.

                                         Cristo Redentor          Santo Antônio

Coca- Cola                                12                               -

Guaraná                                     12                               02

Fanta Laranja                              -                                 -


PONTUAÇÃO:

Coca-Cola: 02 pontos
Guaraná: 03 pontos
Fanta Laranja: 01 ponto

Contagem do dia 07/05/2011

Cristo Redentor: 30 pontos
Santo Antônio: 39 pontos

A campanha continua..................................

Atualização dos pontos em 14/05:

                                         Cristo Redentor          Santo Antônio

Coca- Cola                                06                               -

Guaraná                                     13                               12

Fanta Laranja                              -                                 -

Contagem do dia 14/05/2011

Cristo Redentor: 51 pontos
Santo Antônio: 36 pontos

A campanha continua..................................

Em 21/05/2011, cada equipe recebeu 18 latinhas, doação de uma família muito abençoada!
Os cálculos serão refeitos e postados!

Em 28/05/2011
Recebemos 04 latinhas de Guaraná (Santo Antônio)
                    03 latinhas de Guaraná + 02 latinhas de Coca (Nicole - vai definir de equipe faz parte)


Atualizando os dados após a Festa de Santo Antônio (13 de Junho de 2011):



                                          Cristo Redentor          Santo Antônio

Coca- Cola                                28                               28

Guaraná                                     42                               60

Fanta Laranja                              -                                 -

Falta acrescentar as latinhas de Aline, Francieli e Alana e 03 latinhas de Guaraná + 02 latinhas de Coca (Nicole - vai definir de equipe faz parte).


Contando os pontos:

1. Latinhas
                                        Cristo Redentor               Santo Antônio

Coca- Cola                               56 pontos                    56 pontos

Guaraná                                  126 pontos                   180 pontos

Fanta Laranja                              -                                 -

Total:                                    182 pontos                   236 pontos

Falta acrescentar as latinhas de Aline, Francieli /John e Alana e 03 latinhas de Guaraná + 02 latinhas de Coca (Nicole - vai definir de equipe faz parte).


2. Prendas:

Para as prendas:

Compre prendas atrativas ou de baixo custo ou, se possível, faça uma arrecadação de doações dentro da comunidade.
Veja algumas sugestões:

• Material escolar: cadernos, lápis de cor, canetinhas, lapiseiras, massa de modelar.
• Brinquedos: bolas de diversos tamanhos, pelúcias, pequenos carrinhos e bonecas.
• Utilidades domésticas: jogos de copos, pratos para bolo, conchas, espremedores,etc.
• Artesanato: caixas, porta-retratos e produtos feitos pelos artesãos da região.
• Delícias: bombons, trufas, tortas e bolos inteiros, feitos pelas quituteiras locais.

                            Cristo Redentor               Santo Antônio

                                  20 pontos                    20 pontos

Total:                        20 pontos                    20 pontos



3. Vendas (algodão doce, bolas e recadinhos para o coração ou correio elegante)



O algodão-doce é um doce formado a partir de açúcar cristalizado. É normalmente fabricado pelo processo de trefilação de açúcar em máquinas especiais, e comercializado em feiras, praças, circos, cinemas e quiosques de shopping centers. Normalmente possui a cor branca ou rosa, mas pode vir em outras cores, como verde, amarelo ou azul. O doce, com aspecto visual de algodão, é espetado por um palito e envolto por um saco plástico transparente.
Máquinas de algodão-doce são facilmente encontradas para venda, ao menos no Brasil.
O algodão-doce possui baixo valor calórico em razão de conter uma baixa quantidade de açúcar; normalmente apenas uma colher-de-chá de açúcar.

História do algodão-doce



É incerto a primeira pessoa a inventar o algodão doce. Alguns dizem esse William Morrison e John Wharton, fabricantes do doce de Nashville, Tennessee, inventaram-no em 1897.
Inventaram um dispositivo, composto por uma bacia com furos minúsculos que, quando aquecida, o açúcar contido nela sofre o processo de trefilação e ganha aspecto visual de algodão.
Receberam uma patente para sua máquina em 1899.
Originalmente o chamaram de "The Floss Fairy". Como a bacia girava ao redor, o açúcar derretido era forçado através dos furos minúsculos na bacia. Assim que entrava em contato com o ar fresco, o açúcar derretido dava forma ao tal doce, macio.
Introduziram sua invenção ao mundo no St. Louis Worlds Fair em 1904 e venderam aproximadamente 68.655 caixas por 25 centavos cada um.
Outros dizem que o algodão doce foi inventado por Thomas Patton em 1900.
Ele recebeu uma patente para usar uma placa girando sobre um fogo a gás, enquanto linhas de algodão-doce tomavam forma, através de uma forquilha. Introduziu-se então o algodão-doce nesse ano (1900)no Ringling Bros Circus. Em torno desse mesmo tempo, um dentista de Louisiana (parece óbvio um dentista procurar a invenção do algodão-doce!) introduziu sua versão de algodão-doce em sua prática dental.
Nunca recebeu uma patente ou uma marca registrada para a a confecção.




Como é feito o algodão-doce
O doce de algodão é um daqueles alimentos notáveis que são simples fazer, desde que você tenha o equipamento correto.
Para fazê-lo necessita-se de cinco coisas:
Açúcar Cristal Branco ou Colorido (a coloração pode ser misturado com o açúcar)
Calor para derreter o açúcar a um estado líquido
Uma cabeça girando que use a força centrífuga forçar o açúcar à tela.
Uma tela com furos muito pequenos que o açúcar liquifeito é forçado completamente dar forma às linhas
Uma bacia ou uma bandeja para travar as linhas que surgem.
O açúcar é derramado na cabeça do aparelho girando que contem calefatores localizados perto da tela. Porque as rotações principais forçam o açúcar no calefator que derrete o açúcar em um estado líquido. O açúcar líquido passa através dos furos pequenos na tela e assim que tocar no ar circunvizinho, solidificando-se em linhas de açúcarque são coletadas na bandeja. Uma vara de papel é usada recolher as linhas em um cone girando o em torno da cabeça do aparelho.


       Correio elegante:
Usando cartolina de diversas cores, faça pequenos cartões em formato de coração, de balão, redondo ou quadrado e coloque-os em uma cestinha.
As próprias crianças poderão escrever mensagens para os amigos, mas sem se identificar.
Um adulto ou uma criança entrega a mensagem para o destinatário, que deverá adivinhar quem a escreveu e poderá mandar um recado de volta.



Jesus caminha conosco

Obj.: Mostrar que Jesus caminha conosco no diálogo, na partilha e na luta.

Dinâmicas:
  1. João Bobo;
  2. Revezamento (Jogo ativo):
Cada participante terá que buscar energias para o seu grupo, e a confiança é principal fator existente para a sobrevivência do grupo.

Divisão dos grupos: Cristo Redentor e Santo Antônio;

1º Ponto de energia: correr até as balas, pegar duas e retornar ao grupo;
2º Ponto de energia: correr até os pirulitos, pegar um e retornar ao gupo;
3º Ponto de energia: Cada grupo terá que escolher quem correrá pelo grupo, próximo passo correr até os ovos de Páscoa e pegar um. Retornar ao grupo.;
4º Ponto de energia: único pacote de biscoito.

Pontuação:
Balas: 1 ponto cada bala;
Pirulitos: 2 pontos;
Ovo de Páscoa: 3 pontos;
Biscoito: 4 pontos

                          Cristo Redentor        Santo Antônio
Balas                           12                             12
Pirulitos                       18                             18                            
Ovos de Páscoa          09                             09
Bscoito                         -                              04
TOTAL                       39                            43

Hora da "charada"!
Entreguei um texto de Paulo de Tarso Peixoto ( Musicoterapeuta) , A VIDA VALE À PENA, e marquei com um X algumas letras, onde os grupos teriam que descobrir que palavra formaria e completaria a frase:

"Sou firme, sou... eu não desito!"

A palavra é: PERSEVERANÇA.

Ver:
Acolher comentado encontro anterior e a semana de cada um.

Julgar:
Leitura da Bíblia: Lucas 24, 13-35

Reflexão sobre o texto.

Agir:
Contar aos outros sobre o nosso encontro em especial a Palavra do Senhor.

Alguns recados foram dados, e em seguida foi entregue uma lembrancinha para cada mãe:


Na caixa foram colocados um bombom, mensagem e uma medalhinha de Nossa Senhora

Simples mais feita com carinho!

Feliz Dia das Mães